Buscar
  • Agencia X10

Veja com a Equipe A: Pensando em como montar um açougue? Confira este guia completo!


O mercado do agronegócio no Brasil é um setor extremamente lucrativo, mesmo com a flutuação econômica. O país se consolidou como principal exportador de carnes do mundo em 2019 e segue em crescimento nessa área.

Por causa disso, o fortalecimento de alguns frigoríficos acaba dando movimento novo a todo o setor. Das grandes redes de atacado a pequenos açougues, todos experimentarão o lucro que surge com o maior apelo por bons produtos e preços.

Se você está pensando em aproveitar essas oportunidades e quer saber como montar um açougue, trouxemos este artigo para tirar suas dúvidas nesse processo.

Boa leitura!

Passo a passo para montar um açougue

Para entender como montar um açougue, é importante saber que existe uma série de passos a ser dados.

Em primeiro lugar, é essencial fazer um bom plano de negócios para definir o orçamento. A seguir, vamos detalhar este planejamento focando nos principais pontos de atenção, para que não fique nenhuma dúvida de como montar um açougue de sucesso!

Planejamento

O primeiro passo para abrir uma empresa é certamente o planejamento. Nele, deverão ser listados todos os passos para as etapas do projeto, com detalhamento das ações, informações sobre os prazos e a descrição completa de como cada passo deve ser executado.

Caso ache necessário, conte com um profissional, como um contador ou consultor, pois ele facilitará esse processo para você.

Público-alvo

Toda abertura de empresa requer uma avaliação do seu público-alvo – e não é porque você vai montar um açougue que esta etapa deve ser ignorada.

Esse perfil será determinante para pensar o tipo de açougue que você irá criar, seja um estabelecimento menor e mais simples ou uma boutique de carnes, com cortes nobres de alto padrão.

Para isso, é necessário entender desde o poder aquisitivo do seu público até mesmo o tipo de carne mais consumido por ele. Isso também irá ajudar a encontrar o ponto comercial ideal e a montar a estrutura adequada.

Ponto comercial

Existem alguns fatores determinantes para escolher o ponto comercial no momento de montar um açougue, vamos falar sobre alguns.

Pense no caso de um empresário que abriu um mercado de carnes gourmet em uma região de baixa renda. Ele não terá lucro porque negligenciou a realidade local, mas se ele abrir um açougue de bairro, com carnes tradicionais e mais econômicas, provavelmente terá. Portanto, analise esses fatores:

  • Social: O público próximo ao ponto comercial deseja carne em qual faixa de preço?

  • Competitivo: Falta açougue para suprir a demanda por carnes na região, ou haverá concorrência direta?

O bairro onde será montado o açougue é determinante para a escolha do ponto comercial. Com base no seu público-alvo e nesses aspectos abordados, a escolha será mais assertiva.


Outros fatores também são importantes na escolha do ponto comercial quando pensamos em como montar um açougue. Uma rua ou avenida com grande fluxo de pessoas é sempre uma opção interessante.

Os locais próximos a bancos, supermercados e centros comerciais costumam ser as melhores opções para montar um açougue. Entretanto, você também pode montar seu negócio em um bairro grande da sua cidade, de acordo, claro, com o perfil que foi determinado anteriormente.

Legislação

Outro ponto importante para montar um açougue é a legislação em torno desse estabelecimento.

O ideal é que um profissional de contabilidade possa auxiliar você neste momento. Ele vai orientar sobre os aspectos legais da abertura da empresa, como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e a tributação.

Os documentos podem variar de acordo com o porte da empresa, mas os mais comuns são:

  • Escolha do tipo de sociedade da empresa, do nome e criação do contrato social;

  • Registro na Junta Comercial de sua cidade;

  • Inscrição do CNPJ na Receita Federal;

  • Registro na Secretaria da Fazenda;

  • Alvará de funcionamento;

  • Inscrição na prefeitura para conseguir o alvará de localização; e

  • Registro no Sindicato Patronal.

Outro ponto importante é buscar a prefeitura local para a documentação quanto às instalações físicas da empresa e à localização.

Além desses documentos, para saber como montar um açougue é importante ainda conhecer algumas normas técnicas, conforme a tabela a seguir:



Agora que você já conhece a parte mais importante do planejamento, saiba como montar um açougue com os equipamentos corretos!

Equipamentos para montar um açougue

É importante investir em equipamentos para açougue que irão otimizar o tempo de serviço dos seus colaboradores.

Lembre-se: tempo é dinheiro! Portanto, investir em equipamentos que irão potencializar o tempo dos seus funcionários significa que eles podem executar mais funções no período de trabalho. Além, é claro, de garantir a segurança.

Destacamos os itens que não podem faltar. Acompanhe!

Balcão de açougue

A importância de investir em um balcão expositor de açougue está em mostrar ao cliente o seu produto, além de conservá-lo em baixas temperaturas. Uma aparência convidativa, aparentando qualidade e cuidado, é fundamental para a venda!

Além de facilitar o pedido, oferece ao cliente a chance de ver outros produtos, o que pode estimular o desejo, levando-o a uma nova compra.

É importante salientar que, para uma boa conservação, o indicado é que o equipamento para açougue apresente temperatura de 0 °C. Acima disso, a carne refrigerada não se manterá conservada por tanto tempo.

Balança

Por ser um equipamento muito utilizado, é possível que seja necessária mais de uma unidade. Avalie o porte do seu negócio para saber quantas serão necessárias para atender os clientes com agilidade.

Procure por uma balança etiquetadora, ou seja, que ofereça a etiqueta com códigos de barra e o valor do produto. Também fique atento quanto à sua capacidade de pesagem – o ideal é que suporte, ao menos, 15 kg.

Amaciador de carne

Uma das maiores saídas em um açougue é o bife de carne, já que é um produto que não precisa de muitos preparos para quem cozinha.

Apesar de poder ser feito de forma manual, o amaciador de carne garante que o produto seja amaciado na medida correta e ainda poupe tempo de trabalho dos seus funcionários, que pode ser destinado a outras atividades.



Fonte: FG Equipamentos

7 visualizações0 comentário