Buscar
  • Agencia X10

Veja com a Equipe A: Os Tipos de Túneis de Congelamento




O túnel de congelamento possui o objetivo estratégico de realizar o congelamento do alimento de imediato. Porém, mesmo que tenha este objetivo, existem 2 tipos de túneis, onde as principais diferenças estão na logísticas de seu processo.

Sendo assim, neste blog vamos explicar um pouco destes dois tipos de túneis de congelamento e suas funções, acompanhe:

Túnel de Congelamento Estático

O túnel de congelamento estático fará com que o operador monte os produtos em caixas ou paletes, levando-os para a câmara frigorífica. Os produtos serão mantidos dessa forma pelo tempo que for necessário para realizar a retenção. Após isto, os produtos são retirados para ser embalados e assim estarão prontos para comercialização. Possui esse termo “estático” justamente porque os produtos serão congelados de forma estática, diferentemente do congelamento contínuo, que falaremos a seguir:

Túnel de Congelamento Contínuo

No caso do túnel de congelamento contínuo, o produto será colocado em uma esteira, onde transitará desta forma por dentro do equipamento. Em seguido, o produto ficará no equipamento durante o tempo necessário para que a retenção seja efetuada (tudo de forma automática) e posteriormente, sairá do outro lado do túnel. Finalmente o produto seguirá para o processo de embalagem na linha de produção (manual ou automático).

Independente da forma, os produtos levarão pouco tempo até serem congelados, a única diferença é se o produto será levado até o equipamento de forma manual ou automática.

Visto de uma forma mais técnica, o túnel de congelamento estático será interessante para produções de pequeno ou médio porte, justamente pelo tempo gasto em relação ao volume de produtos que serão congelados, enquanto o túnel de congelamento contínuo será ideal para grandes setores que congelam e comercializam grandes volumes de produtos diariamente.

Outro ponto a ser lembrado, é que cada projeto possuirá uma necessidade específica, tornando variável a regularidade de evaporação, temperatura e o tempo de processo. Então para que seu projeto seja realizado com sucesso e de forma qualificada, procure profissionais capacitados experts no assunto que irão te direcionar de forma profissional e segura.


Fonte: Multifrio



1 visualização0 comentário