Buscar
  • Agencia X10

Transporte de perecíveis: Veja com a Equipe A, 5 fatores a considerar:



Que a globalização tem sido muito benéfica para a economia mundial, é fato. Uma vez que tudo e todos estão cada vez mais interconectados, por meio da tecnologia, transporte e comunicação.

E entre os pontos fortes da economia está o mercado do transporte de perecíveis, que são, em sua maioria, os alimentos que abastecem as feiras, mercados, prateleiras e as mesas das pessoas.

Mas o transporte de perecíveis não pode ser feito de qualquer jeito, pois possui muitas exigências de controle de qualidade, embalagem, conservação e transporte propriamente dito.

Inclusive, esse é um alerta importante: se você está fazendo o transporte de perecíveis sem o que vamos falar aqui, provavelmente vai enfrentar problemas sérios com seus clientes finais por causa da falta de integridade do produto, perda de produtos e falta de qualidade no transporte.

Por esta razão, e devido à importância do tema, nossa equipe separou 5 fatores a serem considerados na logística e transporte de perecíveis para manter a qualidade final dos itens.

O que são itens perecíveis?

De acordo com a norma ABNT,TB-352 (item 3.5.5) é considerada carga perecível aquela composta por “produto passível de deterioração ou composição que exige condições especiais de temperatura e/ou arejamento para manutenção de suas características orgânicas”.

Ou seja, tudo aquilo que ‘estraga fácil e rapidamente’, entre alimentos e outros itens é produto perecível e precisa de muito cuidado e zelo, no transporte, desde a sua fabricação até a entrega ao cliente final.

Como exemplo de perecíveis mais comuns normalmente transportados, podemos citar:

  • Ovos;

  • Crustáceos, moluscos e frutos do mar vivos ou frescos;

  • Carnes, aves, peixes, laticínios, etc.;

  • Gelo em cubo;

  • Alimentos congelados ou supergelados em geral.

Vale ressaltar: para transportar qualquer produto perecível, é necessário contar com equipamentos frigoríficos ou de refrigeração. Nenhum produto perecível pode ser transportado sem esse tipo de equipamento.

Transporte de perecíveis refrigerados ou frigoríficos: cuidados e desafios

Apesar do transporte de perecíveis ter um papel fundamental na cadeia alimentar, de modo geral, exige cuidados específicos.

Para o sucesso e conservação da qualidade de entrega destes itens em especial, alguns fatores devem ser observados e praticados.

De modo igual, o setor de refrigeração e veículos refrigerados possui uma importância notável na hora de assegurar esta qualidade.

Por isso, separamos alguns itens a seguir, que influenciam na conservação e transporte de itens perecíveis.

1 – Conhecer o produto

Sem dúvidas, ter conhecimento de causa ajuda muito quando o assunto é seguir normas e protocolos visando sua conservação. Para o setor de transporte de perecíveis, isso se torna ainda mais fundamental.

Isso porque também é necessário conhecer qual produto precisa ser levado em cada tipo de transporte (como os congelados, refrigerados e frigoríficos).

Em outras palavras, cada produto tem uma temperatura específica e normas de manuseio precisas, que, se não forem seguidas corretamente, podem ocasionar grandes perdas de materiais de tempo e recursos.

Por isso, é importante conferir tudo antes de alojar os itens no meio em que serão transportados.

2 – Embalagem adequada

Cada produto tem suas peculiaridades e individualidades, além das características químicas e biológicas naturais.

Ou seja: certamente existem diferentes demandas de material para estocagem e futuro transporte, que vão depender do tempo de espera e de percurso, além das características específicas para sua conservação, manuseio e transporte.

Neste caso, o isolamento é ideal, conforme embalagem certa, que, por sua vez, acaba colaborando para uma boa entrega, principalmente no que diz respeito a possíveis esperas na logística do transporte.

3 – Cuidados com a temperatura

Os itens perecíveis em geral devem ser transportados em veículos fechados, de preferência como as cabines refrigeradas.

Em geral, a temperatura ideal para o transporte de perecíveis precisa obedecer a temperaturas internas que variam entre 4 ºC e 7 ºC internamente ou entre 6ºC e 10ºC ao redor, conforme as especificações de rótulo do fabricante.

Para perecíveis congelados ou super congelados, a temperatura normalmente varia entre -18ºC e -15ºC, no máximo.

4 – Encontre e contrate um fornecedor de equipamentos refrigerados pontual e rigoroso nos procedimentos

Um outro fator importante para os clientes e varejistas é fazer uma boa escolha do fornecedor dos serviços de transporte.

E nesse aspecto, uma empresa que respeita seus clientes e faz jus ao bom relacionamento, atendendo às expectativas e necessidades é sempre uma boa referência de negócios.

Caso você mesmo tenha uma frota própria para carregar os produtos ou seja terceirizado, se transforme no fornecedor pontual, evitando atrasos e problemas de transporte de perecíveis.

A melhor maneira de fazer isso é evitando manutenções corretivas, que tomam muito tempo e custam caro, além de também contar com equipamentos potentes e de qualidade para refrigeração em transportes.

5 – Planeje tudo!

Ao lidar com logística e transporte, assim como em qualquer outro setor, o planejamento é o maior aliado do sucesso.

Ao ser realizado em conjunto entre o empreendedor e o fornecedor de serviço de transporte de perecíveis, a tendência é que problemas como desperdício de produtos, atrasos, e falhas na entrega sejam evitados.

Um planejamento de rota, por exemplo, pode economizar energia, combustível, além de otimizar processos e custos no geral para todos os envolvidos.

Você já usa essas dicas para o transporte de perecíveis?

Como diz o ditado, “tempo é dinheiro”, ou seja, quanto menor o tempo gasto em uma tarefa – com a tecnologia em seu favor, é claro – mais eficientes são os processos.

Como a economia mundial exige rapidez e precisão em tudo, mas, principalmente no ramo de transporte de perecíveis, todos os fatores que citamos acima fazem a diferença.

Por isso, é importante sempre pesquisar, se organizar e manter um cronograma bem definido.


A Equipe A está preparada para planejar e instalar sistemas de refrigeração que atendam às suas necessidades com a máxima eficiência e economia!

Entra em contato conosco e venha conhecer nossos produtos:

www.equipearefrigeracao.com.br



Fonte: Frigocenter

2 visualizações0 comentário