Buscar
  • Agencia X10

Ilha de congelamento: qual a sua importância para os supermercados?




Supermercado é um espaço tão familiar para as pessoas que detalhes importantes passam despercebidos. Um exemplo é a ilha de congelamento.

Caso você saiba o que é uma ilha de congelamento, pode pensar que é muito óbvia a constatação de que é uma ferramenta obrigatória em todos os comércios da área alimentar. Ainda assim, é bom deixar claro: este é um instrumento muito mais importante e complexo do que você pensa.


O que é ilha de congelamento?

Ilha de congelamento é aquele conjunto de freezers que armazenam alimentos congelados. É onde ficam os pré-feitos, como pizzas e hambúrgueres, assim como os congelados para fritura, como salgados e batata frita. É nela também que fica a maior parte da carne de frango e peixes.

Todos os supermercados, sejam de pequeno ou grande porte, possuem uma ou mais dessas ilhas, pois elas são muito importantes no negócio alimentício. Por isso, para quem já tem ou pensa em abrir um comércio nesse setor, é de suma importância que você tenha produtos de refrigeração de qualidade.


Qual a importância dela para os supermercados?

É de conhecimento geral que a refrigeração do alimento é a maneira mais eficiente de conservá-lo. Isso porque a baixa temperatura cria um território inabitável para muitas bactérias e fungos.

Além disso, ela mantém as propriedades nutritivas dos alimentos e provoca uma pausa no seu processo de envelhecimento.

Alguns produtos precisam se manter em baixas temperaturas até pouco tempo antes ou na hora do consumo. Carnes, por exemplo, se deterioram facilmente em temperatura ambiente.

Dessa forma, se não fosse pela ilha de congelamento, os supermercados não poderiam ter estoque de certos alimentos, pois estes teriam uma data de validade bem reduzida. Como a demanda desses produtos é grande, se não houver estoque, a falta deles causaria uma série de situações incômodas para você e seus clientes.


Por que ter uma ilha de congelamento?

A ilha de congelamento não é apenas um auxílio, é uma necessidade real. Abrir um comércio sem ela significa estar muito atrás dos concorrentes que, em sua maioria, já aderiram à ilha.

Além disso, é necessário manter as condições de higiene e conservação dentro das leis sanitárias para o comércio de alimentos. E a refrigeração adequada de certos tipos de alimentos faz parte disso.

Caso você opte por não ter esses equipamentos, o que significa não comercializar produtos que precisam de refrigeração, os lucros do seu comércio serão reduzidos, pois sua variedade de produtos será bastante limitada.

Por isso, não deixe de investir em uma ilha de congelamento para seu supermercado ou comércio.


Fonte: Blog da Norte

4 visualizações0 comentário