Buscar
  • Agencia X10

Como montar uma peixaria: os equipamentos necessários. Veja com a Equipe A:




Vale a pena montar uma peixaria?

Uma das maiores dúvidas entre os empreendedores que desejam saber como montar uma peixaria é se vender peixe dá lucro.


No entanto, os hábitos alimentares dos brasileiros são voltados à carne bovina e o transporte de pescados costuma ter um valor mais elevado, o que encarece o produto final.

Esses pontos reforçam a ideia de que uma peixaria talvez não seja tão lucrativa. No entanto, o ramo de peixes é sim promissor.


O lado positivo é que os pescados estão diretamente ligados à qualidade de vida dos seres humanos. Fontes de vitaminas A, E e D, os peixes são fundamentais para uma alimentação rica e, por isso, ganham os adeptos de um estilo de vida saudável.

Além disso, se você tem poder de negociação, agilidade e paciência já sai na frente.


Dessa forma, você é capaz continuar identificando a necessidade dos seus clientes, fechar parceria com ótimos fornecedores e até mesmo vender seus produtos para grandes restaurantes.


Quais são os equipamentos necessários para montar uma peixaria?

Atualmente, existem inúmeras opções de freezers, ilhas para congelado, balcões refrigerados, vitrines e outros equipamentos que garantem produtos frescos e bem apresentados por muito mais tempo.

Assim, é muito mais fácil se certificar que os peixes, mariscos e frutos-do-mar sejam conservados nas temperaturas corretas – até porque se tratam de pescados que estragam rapidamente no calor.



1. Câmara fria

A câmara fria é um equipamento essencial para armazenar os peixes por longos períodos. O local é propício para guardar espécies grandes, delicadas ou que precisam de especificações precisas de temperatura.


2. Freezer

O freezer é o segundo melhor local para armazenamento. É um espaço destinado para a conservação de peixes de médio e pequeno porte em seu formato natural, além de ser um depósito de postas e cortes prontos para comercialização.


Há diversos modelos de freezer, entre eles o horizontal e o vertical. Ambos são úteis em uma peixaria e a decisão entre eles depende, principalmente, do layout do seu estabelecimento.

Caso tenha pouco espaço livre, recomendamos os freezers verticais, que são mais compactos


3. Balcão para atendimento

O balcão para atendimento é o local onde o cliente realiza o pedido. Ele pode ser fechado (nesse caso, é para peixarias com atendimento exclusivamente delivery) ou na forma de um balcão expositor, assim o público seleciona o peixe que deseja e pede a posta exata para o colaborador.


4. Facas para peixes

As facas para peixes são próprias para tirar as escamas, abrir, limpar e filetar. Você vai precisar de: cutelo, machado de açougueiro, machado de cozinha, faca para salmão, faca santoku, faca de sashimi, faca para escamas e faca para filetagem.

Todas essas opções são utilizadas dentro de uma peixaria. É necessário investir em diversos modelos, uma vez que os peixes de rio, de mar, cartilaginosos e ósseos precisam de manuseios diferentes.


5. Mesa de cortes

A mesa de cortes deve fazer parte do preparo dos peixes. Destinar uma espaço especial para os cortes é fundamental para organizar o serviço e o layout da cozinha.

A mesa de cortes é dividida em limpeza, retirada de escamas e, caso disponibilize no seu estabelecimento, filetagem. Para isso, invista em mesas em aço inoxidável para que a mesa não estrague com a constante presença de água.


6. Balança

Há duas maneiras básicas de vender peixe: inteiro ou em postas. Em ambas, o preço do produto final é determinado pelo peso dos filés. Portanto, o investimento em uma balança pesadora, etiquetadora ou mecânica é fundamental para precificar os produtos.


7. Gôndolas

As gôndolas são locais para a organização e a exposição de produtos. Elas são úteis para expor acessórios da cozinha, facas de corte, temperos prontos, tábuas de corte e demais itens.

Caso trabalhe com a venda desses produtos, invista numa gôndola para que os consumidores possam encontrá-los com facilidade. Não é viável colocar peixes ou frutos-do-mar, pois as gôndolas não são refrigeradas.


8. Exaustor

A peixaria deve ser um ambiente fechado por conta do produto comercializado (seja fresco ou congelado). Caso contrário, diversas moscas, outros insetos e até animais podem entrar no estabelecimento e contaminá-lo.


Entra em contato conosco e venha conhecer nossos produtos:

www.equipearefrigeracao.com.br



Fonte: Castellmaq

0 visualização0 comentário