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Como montar um açougue de sucesso? Veja com a Equipe A 7 dicas:




Enquanto a crise gerada pela pandemia abate diversos setores da economia, o valor cultural de consumir carnes no Brasil ajudou a sustentar o setor em tempos de alta de preço. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a preferência do brasileiro mudou em relação ao consumo de carnes. Ovos, frango e carne suína ganharam mais espaço na lista de compras do consumidor, que antes optava pela compra de carne bovina.

Se você tem a intenção de abrir um açougue lucrativo, esse tipo de informação é crucial para entender as variações do mercado na hora de estruturar seu empreendimento. Com este guia prático, você aprenderá o passo a passo sobre como montar um açougue de sucesso e quem sabe dará início ao sonho do negócio próprio! Vamos lá?

PASSO A PASSO PARA CRIAR UM AÇOUGUE LUCRATIVO


1 ) DEFINA SEU PLANO DE NEGÓCIO

Montar um açougue exige disciplina e visão empreendedora. Por isso, é preciso organizar todas as suas ideias de modo que facilite a execução do projeto. Como fazer isso? Estruture seu modelo de negócio pensando sobre os seguintes pontos:

  • Quais produtos seu açougue venderá?

  • Seu açougue atingirá qual público-alvo?

  • Liste os possíveis fornecedores;

  • Faça o orçamento inicial para abertura e manutenção do açougue;

  • Determine quais recursos humanos seu açougue demandará (número de funcionários e perfil de qualificação);

  • Estruture como será a logística dos produtos e serviço do seu açougue, desde a compra e manutenção até a abordagem e canais de venda.

Essa etapa de planejamento do negócio pode demandar tempo de pesquisa e reflexão, mas valerá a pena! Uma vez que o corpo do projeto esteja pronto, você terá condições de prever riscos e saber exatamente qual é o diferencial do seu açougue no nicho de venda de carnes.

É válido acrescentar ao plano de negócio a lista de documentos necessários para a abertura da empresa. Para não perder tempo com a burocracia, vá até a Prefeitura da sua cidade para saber quais documentos lhe serão requisitados. Geralmente, será preciso:

  • Criação de CNPJ junto à Receita Federal;

  • Registro na Secretaria da Estadual da Fazenda;

  • Registro na Junta Comercial da sua cidade;

  • Alvará de funcionamento junto à Prefeitura do seu município;

  • Inscrição no sindicato patronal;

  • Registro junto à Caixa Econômica Federal;

  • Alvará da vigilância sanitária;

  • Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar.


Caso surja outras dúvidas sobre as particularidades do seu negócio, uma ótimo dica é consultar com um contador para sanar as questões burocráticas envolvendo impostos e taxas. Resolvido esse ponto, agora é o momento de entender melhor os produtos que você ofertará ao seu cliente e como será a estrutura do seu ponto comercial.


2) DETERMINE A LINHA DE PRODUTOS DO SEU AÇOUGUE

Lembra como é importante entender o seu público-alvo e acompanhar as variações do mercado? Pois bem, todo esse conhecimento te ajudará a saber o que é vantajoso ter no estoque ou não. Considerando que o consumo de carne sempre é acompanhado de outros produtos alimentícios, talvez seja interessante que o seu açougue tenha uma sessão com itens de mercearia.

Produtos para churrasco são um ótimo exemplo de demanda que o seu cliente pode buscar em seu estabelecimento. Por exemplo, carvão, pão de alho, sal grosso, grelhas, álcool e bebidas são itens certeiros na lista de compras do seu cliente. Afinal, por que ignorar uma demanda da clientela se isso pode aumentar a margem de lucro do seu açougue


3) INVISTA EM EQUIPAMENTOS CERTOS PARA SEU NEGÓCIO

Abrir um negócio é pensar em todos os setores que ele abrigará. Para o funcionamento correto da área administrativa, será necessário equipamentos como computador, impressora, linha telefônica, mesa, cadeiras, material de escritório e máquina para pagamento em cartões. Tão importante quanto os materiais de gestão do estabelecimento, há os equipamentos utilizados na área de atendimento e serviço como:

  • Balança Digital Para Açougue;

  • Freezer e geladeira;

  • Serra Fita;

  • Amaciador de carne;

  • Moedor de carne do tipo industrial;

  • Mesa de corte em inox;

  • Balcão de Açougue;

  • Máquina de Embalar a Vácuo;

  • Misturador de Carne;

  • Utensílios básicos de cozinha;

  • Equipamentos de Proteção Individual.





4) TENHA NOÇÃO DO PORTE DO SEU AÇOUGUE

O porte do seu negócio influenciará em todas as questões de planejamento e execução. Para exemplificar, consideremos que o seu açougue será de pequeno porte. Tendo isso em mente, bastará a contratação de 5 funcionários, sendo: 2 funcionários capacitados em corte e manejo de carne, 1 colaborador responsável pelo atendimento do balcão e organização dos pedidos, 1 operador de caixa e 1 funcionário responsável pela limpeza do ambiente.

Além do quadro de funcionário, a definição do empreendimento como pequeno, médio ou grande porte será determinante para a escolha do ponto comercial que deverá ter, de modo geral, espaços para atendimento, exposição dos produtos, refrigeração, manuseio das carnes e a área administrativa.

Outra característica importante do ponto comercial é a sua localização na cidade. Estude a região em que será o seu açougue, dando preferência a um ponto com movimentação de pessoas no entorno e que haja baixa concorrência de estabelecimentos que oferecem produtos parecidos com o seu, como mercearias e redes de supermercado.


5) ATRAIA SEU PÚBLICO COM UMA BOA DIVULGAÇÃO

Hoje em dia, a presença de uma empresa no meio digital é quase obrigatória para atingir seu público. Crie um site para o seu negócio e certifique-se de que seu açougue esteja cadastrado em plataformas de mapeamento como o Google Maps. É comum as pessoas fazerem buscas de serviços por meio dessas ferramentas.

Pesquise quais redes sociais são mais estratégicas para a divulgação do seu negócio. Veja qual faz mais sentido para o seu estabelecimento e invista em uma produção de conteúdo atraente e que agregue valor à experiência do cliente.

Não se esqueça das vantagens que a mídia tradicional tem para atrair novos consumidores, como a publicidade em rádio, TV, jornal e revistas. Apesar de ser mais custoso, vale a pena o investimento caso o seu orçamento tenha abertura para esse tipo de gasto.


6) SAIBA EXATAMENTE O CUSTO PARA MONTAR UM AÇOUGUE

O orçamento pode variar de acordo com a definição das etapas que citamos anteriormente. Contudo, podemos prever que um açougue de porte pequeno, por exemplo, demandará um investimento inicial na faixa de R$ 30 mil a R$ 50 mil. Tal projeção inclui os custos como aluguel, mobiliário, estoque inicial de produtos, equipamentos e o pagamento das taxas envolvidas na abertura do negócio.

Ainda será necessário acrescentar a esse orçamento, os valores referentes aos gastos fixos como água, energia, telefone, internet, produtos de limpeza e higiene, contratação de funcionários e impostos pertinentes ao seu tipo de negócio. Além de considerar a reserva necessária para o capital de giro de aproximadamente R$ 10 mil.


7) ATENDA AS EXIGÊNCIAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Não adiantará todo esse planejamento se você ignorar os requisitos básicos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Verifique periodicamente a qualidade e a data de validade dos seus produtos, crie métodos de qualidade para a manipulação e o preparo das carnes, atente-se às condições de higiene do local e dos uniformes de seus funcionários, zele pelo correto estoque dos alimentos vendidos em seu açougue.



Fonte: Castellmaq


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