Buscar
  • Agencia X10

Como funcionam as câmaras frigoríficas? Veja com a Equipe A:



Muitas pessoas não sabem, mas a qualidade e segurança ao consumir produtos que requeiram passar por redução de temperatura ou conservação, seu perfeito estado está diretamente ligado ao uso de câmaras frigoríficas de alta performance.

É através delas que se torna possível manter os produtos constantemente refrigeradas e à temperatura ideal, chegando à sua geladeira de forma a ser consumida adequadamente e em seu melhor potencial.


Se as câmaras frigoríficas não operarem de forma otimizada, é possível até mesmo que microrganismos nocivos ao corpo se desenvolvam. Apenas um bom equipamento é capaz de impedir qualquer atividade microbiana.

Saiba mais sobre o funcionamento das câmaras frigoríficas e da importância de obter segurança em qualidade na aquisição e manutenção de uma.


De que forma as câmaras frigoríficas funcionam?

As condições internas de armazenamento das câmaras frigoríficas são caracterizadas por três fatores: temperatura, umidade e taxa de circulação do ar.

– Estes são regidos pelo funcionamento de equipamentos de refrigeração e devem seguir padronizações rigorosas para atender às necessidades das peças de carne.

  • As câmaras frigoríficas precisam contar com elementos e sensores para controlar as condições internas de armazenamento que refletem qualquer desvio sobre os seus mecanismos.

– De modo geral, as condições físicas (temperatura, umidade e, até certo ponto, velocidade do ar) estabelecidas em qualquer área determinada de uma câmara frigorífica não são estritamente constantes ao longo de um período, mas oscilam entre um valor superior e um inferior.

  • Este ciclo pode ser dividido em dois períodos: durante o primeiro, as funções do equipamento de distribuição de refrigerante e, eventualmente, a instalação de refrigeração;

  • No segundo período esta instalação está fora do ciclo. Este modo de operação é usual em refrigeração convencionais.

Cada condição física a ser controlada tem suas próprias peculiaridades, de modo que apostar em uma engenharia de qualidade, em peças adequadas e em uma manutenção regular de uma câmara frigorífica é essencial.


Temperatura

A distribuição de temperatura dentro de câmaras frigoríficas é uma das características principais de seu funcionamento.

– Como a temperatura difere nas várias partes da câmara, sua distribuição depende do projeto correto, dos padrões de empilhamento escolhidos e da taxa de circulação do ar.

A temperatura do espaço (e do produto) é controlada diretamente pela localização do termostato no espaço interno da câmara.

Quando a temperatura na câmara fria atinge um equilíbrio com o produto armazenado (que pode levar de um dia a uma semana), a temperatura do ar é praticamente igual à do produto.


Dispersão de calor

A dispersão de calor através do piso e das paredes das câmaras frigoríficas influencia a distribuição de temperatura no seu interior; uma espessura de isolamento adequada e a instalação correta favorecerão a distribuição uniforme.

O termômetro ou o sensor do termostato que mede a temperatura do microambiente da câmera deve ser colocado com precisão.


Umidade relativa

A umidade relativa em uma câmara frigorífica é uma indicação do equilíbrio entre a água evaporada do produto armazenado e sua remoção do ar pelo evaporador.

– A umidade relativa influencia a perda de peso da carne durante o armazenamento. Essa perda de massa pode ser de considerável importância econômica e nutricional.

– A umidade relativa dentro de uma câmara frigorífica é governada por vários fatores:

  • Quantidade de produto;

  • Tipo e método de armazenamento;

  • Padrões de qualidade;

  • Movimentação do ar;

  • Tempo de funcionamento do sistema;

  • Tipo de controle do sistema de refrigeração;

  • Diferença de temperatura, etc.

Por isso, se faz necessário reiterar o quão importante é apostar em serviços de qualidade ao se falar do funcionamento das câmaras frigoríficas.


Entra em contato conosco e venha conhecer nossos produtos:


www.equipearefrigeracao.com.br


Fonte: RR

1 visualização0 comentário