Buscar
  • Agencia X10

Câmara Fria tem prazo de validade? Veja com a Equipe A:





Assim que uma câmara fria é instalada e passa a operar no processo de congelamento ou resfriamento, toda a atenção deve ser voltada para seu manuseio para que sua vida útil será prolongada, mas afinal, câmara fria tem prazo de validade? Antes de responder essa pergunta vamos levantar alguns pontos para entender a fundo essa situação. Acompanhe:


Funcionamento da Câmara Fria

Primeiramente, devemos pensar na Câmara Fria não apenas como uma máquina, mas sim em um sistema formado por alguns componentes. Além dos fatores mecânicos, há também a parte de tubulação, painéis, solado, entre outros. Pensando nisso, logo entendemos que a câmara fria em si não possui um prazo de validade em seu todo, mas sim que cada componente possui seu próprio prazo de vida útil.


Digamos que sua câmara fria já tenha alguns anos e um dos equipamentos está com ruído (o motor por exemplo), sendo assim, a câmara fria em um contexto geral poderá apresentar sinais de falta de alcance no resultado esperado, debilitando e colocando mais carga nos outros equipamentos, mas isso não quer dizer que a sua câmara fria não irá mais funcionar. A partir do momento que se realiza a manutenção, a câmara voltará a funcionar normalmente, fazendo com que ela retorne a sua estabilidade.


Caso a manutenção demorar muito para ser realizada, os equipamentos começarão a ter possíveis problemas, e o dano e prejuízo podem ser maiores. Além do mais, os outros elementos da câmara fria podem também necessitar da substituição, no caso da tubulação de cobre por exemplo, caso ocorram vazamentos ou danos em sua estrutura, também poderá acarretar em problemas nos outros equipamentos.


Manutenção Preventiva

Para que a vida útil da sua câmara fria seja estendida e vários prejuízos sejam evitados, é necessário realizar a boa e velha manutenção preventiva. Adote uma rotina e faça a verificação nos componentes e funcionamento da câmara, além de medir a pressão e também a temperatura. Em qualquer sinal incomum (sendo barulho, formação de gelo, ou goteiras), chame um profissional de refrigeração de sua confiança, você poderá economizar muito tempo e dinheiro com estes hábitos.


Fonte: Multi Frio

1 visualização0 comentário