Buscar
  • Agencia X10

Balcão Expositor com porta de vidro: Conheça com a Equipe A:



Contar com um balcão expositor com porta de vidro traz inúmeras vantagens ao estabelecimento, principalmente quanto à redução de despesas e aumento na qualidade do armazenamento dos alimentos.

Ainda, existem algumas tecnologias que podem potencializar a eficiência energética no equipamento.

Nesse sentido, apresentaremos neste conteúdo quais são os problemas de manter um balcão expositor aberto, as vantagens de contar com a porta de vidro, e como o Retrofit e o vidro Low-E podem contribuir para esta questão.


POR QUE UM BALCÃO EXPOSITOR ABERTO É MENOS EFICIENTE?

Quem tem um estabelecimento onde realiza a venda de alimentos refrigerados, congelados ou mesmo aquecidos, entende a importância do balcão expositor para a organização, conservação e exposição dos produtos.

Entretanto, nem todos os balcões, também conhecidos como autosserviço, contam com uma porta de vidro para manter o equipamento fechado.


Neste caso, o dono do estabelecimento pode ter prejuízo em diversos fatores. O primeiro é em relação à economia de energia. Para manter os alimentos refrigerados, é preciso manter o equipamento ligado continuamente. Além disso, a transferência térmica também é significativa.

Isso porque parte do ar ambiente se mistura com o ar frio do expositor e, portanto, em dias ou períodos mais quentes, o equipamento consome mais energia para manter a temperatura ideal. Desta forma, os custos com energia elétrica, que representam boa parte das despesas de um estabelecimento, são muito mais altos.


No caso de estufas, em dias frios, onde é necessário manter os alimentos aquecidos, se exige muito mais do equipamento para mantê-los na temperatura adequada caso o balcão seja aberto.


E claro, a transferência térmica leva a outro problema: a conservação dos alimentos é prejudicada. Assim, há o risco de comercializar alimentos que não estejam na temperatura apropriada para o consumo, o que pode trazer a insatisfação dos clientes, perigo para a saúde dos mesmos, e inclusive problemas legais.


VANTAGENS DE FECHAR O EQUIPAMENTO COM UMA PORTA DE VIDRO

Ao contar com uma porta de vidro para manter o balcão expositor fechado, a vantagem mais perceptiva será a redução de custos com energia. Um vidro de qualidade traz maior eficiência energética ao equipamento, pois evita o contínuo contato do ar frio com o ar ambiente.

Com isso, o equipamento também não precisará consumir mais energia em dias quentes, e a temperatura dos alimentos se mantém na temperatura adequada conforme normas da vigilância sanitária.


Além disso, a porta de vidro traz uma vantagem relacionada à umidade. Como só ocorre a entrada de umidade quando a porta é aberta, a formação de gelo é reduzida, o que também diminui a necessidade de realizar o processo de degelo. Ou seja, este é outro fator que contribui com a redução de gastos.

Ainda, é preciso destacar o fator sustentabilidade. Esta é uma cobrança do mercado em geral, tanto de consumidores, como parceiros, fornecedores, e até mesmo legislação.

Com equipamentos mais eficientes seu negócio colabora com esta questão e apresenta uma maior responsabilidade social.


ENTENDA O QUE É O RETROFIT E O VIDRO LOW-E

A tecnologia Retrofit nada mais é do que uma adequação de equipamentos abertos, no qual são instalados conjuntos de frames e portas, visando uma melhor performance energética.

Trata-se de uma reforma para modernizar o equipamento, mantendo o que há de bom na estrutura e adaptando outros recursos para atenderem às exigências legais e aumentar a vida útil.

Esta adequação aumenta a capacidade de refrigeração do balcão, reduzindo os picos de consumo de energia. O Retrofit também contribui para manter a qualidade dos alimentos armazenados.


A vantagem do Retrofit é que o projeto pode ser adaptado para a necessidade de cada negócio, além de ser realizado em etapas, o que traz mais flexibilidade financeira.

Além disso, ele também reduz os custos operacionais e de manutenção relacionados ao equipamento, e ajuda o estabelecimento a adequar-se às normas vigentes.

O vidro Low-E, por sua vez, conta com uma camada fina de óxidos metálicos em uma de suas faces, que aumenta consideravelmente seu desempenho térmico. A principal característica deste tipo de vidro é refletir os raios ultravioletas e, consequentemente, impedir a troca de temperatura.


Se utilizado o vidro insulado, os resultados são ainda melhores. Isso porque, quanto menor a emissividade do material, menor é a transferência de calor.

Portanto, com o alto isolamento e maior controle de perda térmica que o vidro Low-E oferece, o estabelecimento ganha não apenas em economia de energia elétrica, como também em qualidade de armazenamento dos alimentos.


Entra em contato conosco e venha conhecer nossos produtos:


www.equipearefrigeracao.com.br


Fonte: Rohdenvidros

3 visualizações0 comentário